quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E o Brasileirão 2009 fica com quem?

Em um campeonato com tantos altos e baixos e tantas surpresas além do baixo nível da arbitragem, qualquer analise que for feita agora é um simples chute, seja ela baseada em histórico dos times, em números ou em cartas de tarô. A única certeza é que o Brasileiro desse ano está surpreendente e muito confuso em relação a quem será campeão, sendo assim a unica analise que pode ser feita sem ser um completo "tiro de meta" é a baseada no momento de cada time.

O Palmeiras foi líder por 19 rodadas, metade do campeonato, mas quando parecia que ia faturar o caneco com várias rodadas de antecedencia parou de jogar e perdeu várias chances de abrir vantagem contra os adversários. Por vários motivos:



  • A torcida dizendo que já era campeão no jogo contra o Santos, visivelmente afetou os jogadores que começaram a acreditar nisso muito cedo.
  • Os vários desfalques no time titular: Mauricio Ramos, Pierre, Cleiton Xavier. O elenco fraco do Palmeiras não conseguiu manter o mesmo nível dos machucados e a defesa que era a melhor do campeonato desandou a tomar gols.
  • A queda absurda de rendimento do Diego Souza, que foi o melhor jogador do 1° turno.

O São Paulo começou mal o campeonato e depois teve uma arrancada parecida com a do ano passado (em que chegou à liderança na 33° rodada) e chegou na liderança apenas na 34° rodada, o time vive um bom momento apesar do destempero de alguns jogadores, como Borges e Dagoberto que foram expulsos em jogadas bobas na ultima rodada. O tricolor paulista conseguiu se recompor no campeonato por que:

  • Ricardo Gomes percebeu que fazer mudanças drasticas no time não ia levar a nada, e manteve a base criada pelo Muricy.
  • Tem o melhor elenco dos que disputam o titulo.
  • Vem com moral pois é o atual tri campeão brasileiro e isso deixa o time com menos pressão do que no Palmeiras e no Atlético, por exemplo.
  • O volante Hernanes voltou a jogar bem quando o time arrancou, hoje já não está tão bem assim.
  • Os vários tropeços dos times que estavam na ponta permitiram que o São Paulo encostasse.
O Flamengo na minha opinião é o principal candidato apesar de estar em 3°:
  • Petkovic e Adriano em excelente fase, decidindo todos os jogos.
  • A força nos bastidores de um time carioca que a muito tempo não ganha um Brasileiro.
  • A força da torcida que sempre lota o Maracanã.
  • Um time que encontrou um ponto em comum com o treinador Andrade e se dedica de verdade pelo treinador.


O Atlético-Mg já é mais dificil de chegar pra ser campeão, pois tem um confronto direto fora de casa contra o ainda líder Palmeiras, não tem um elenco tão forte e depende muito do futebol do Diego Tardelli, além de ter perdido a ultima partida em casa para o Flamengo, o que pode ter abalado o psicológico do time, que hoje em dia é tão importante (até pouco tempo atrás era comum de se ver goleadas de 4 x 0 sendo revertidas no outro jogo).

O Campeonato aparentemente vai ser decidido na ultima rodada e tudo pode acontecer, nem as vagas na Libertadores estão garantidas se os times vacilarem, e ainda tem gente que diz que pontos corridos não é emocionante....

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Informações

Dimensionado para 1024x768 e melhor visualizado no Mozilla Firefox.
Copyright © 2009 Arena Paulista

Visitas

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO